Ficus Elástica – Descubra como cultivar e decorar ambientes com essa verdinha maravilhosa!

Ficus Elástica – Descubra como cultivar e decorar ambientes com essa verdinha maravilhosa!

Repleta de folhas belíssimas com diversas variações como variegata, rubro e rubi, a Ficus elástica é uma plantinha asiática muito popular no Brasil.
Devido às suas características rústicas, a espécie é uma verdadeira queridinha de quem deseja compor uma decoração ornamental e exuberante.
Além disso, essa espécie também é popularmente conhecida como Planta-da-borracha ou Falsa Seringueira, por permitir a extração de borracha.
Outro ponto que merece destaque é a versatilidade dessa verdinha, que pode tanto ser plantada no chão e desenvolver raízes que se crescem de forma proporcional ao tamanho da copa (podendo atingir até 50 metros de altura), quanto ser envasada e utilizada na decoração de casas e apartamentos.
Enfim, quer saber mais sobre a Ficus Elástica? Então, siga com a gente e confira o artigo que a equipe do Blog da Sapucaia preparou para você!

Tipos de Ficus Elástica

Como mencionado anteriormente, essa espécie conta com algumas variações interessantes.
Descubra quais são e quais as diferenças entre elas:

Variegata

Assim como em outras espécies, a variação Variegata da Ficus Elástica apresenta manchas irregulares com nuances de tons de verde e branco.

Rubro

Também conhecida como Burgundy, a Ficus Elástica Rubro possui folhas de cor escura. Além disso, a face superior é muito brilhante, enquanto o verso é fosco.

Ruby

Esse exemplar é conhecido por folhas manchadas de tons rosados.

Como cuidar da Ficus Elastica

Confira alguns cuidados básicos para fazer essa verdinha prosperar na sua casa!

Luminosidade

Antes de mais nada, é bom lembrar que a sua Ficus é uma árvore e, por isso, deve ser abrigada em um local de boa luminosidade. O ideal é deixar essa plantinha em contato direto com o sol por, pelo menos, 3 horas ao dia.

Ficus Elástica – Descubra como cultivar e decorar ambientes com essa verdinha maravilhosa!

Ficus Elástica Regas

Ao regar a sua plantinha, é preciso tomar cuidado para não formar uma “poça de água” no pratinho, já que uma raiz encharcada pode ser extremamente prejudicial a ela.
Embora essa espécie aprecie regas frequentes, o recomendado é colocar o dedo na terra para verificar a umidade do solo antes de realizar a rega, já que ela não tolera encharcamentos.

Solo

Para garantir o desenvolvimento da sua Ficus, o indicado é abrigá-la em solo aerado. Para isso, uma boa alternativa é misturar a terra vegetal adubada com o substrato de samambaia. Além disso, é de suma importância escolher um recipiente bem drenado para garantir o escoamento da água e evitar o excesso de umidade.

Limpeza das folhas

De fato, a Ficus tem certa dificuldade em absorver a luz solar e realizar o processo de fotossíntese quando suas folhas estão empoeiradas. Por isso, limpar essa plantinha é muito importante para a vida e desenvolvimento dela.
Para isso, basta pegar um pano levemente umedecido com água e passar nas suas folhas. O ideal é que esse processo seja realizado uma vez ao mês.

Podas

A melhor época para podar a sua Ficus é durante a primavera ou verão. Além disso, a poda pode ser realizada conforme as preferências dos proprietários. A cada haste podada, são produzidos um ou mais brotos nas laterais.

Dicas para decorar ambientes com a Ficus elástica

Devido à sua versatilidade, a Ficus Elásticas está presente, não só em grandes avenidas, como também nos interiores de casas e apartamentos. Além disso, essa plantinha é uma grande aliada dos adeptos da tendência Urban Jungle, graças à pegada moderna que adiciona aos ambientes.
Por esses e tantos outros motivos, essa verdinha pode transformar a decoração de diversos ambientes como, por exemplo, na sala de estar, próxima aos móveis de madeiras, no quarto, perto de outras plantinhas ou em um jardim externo, para que as suas folhas formem um verdadeiro destaque paisagístico.
Enfim, gostou de saber mais sobre a Ficus elástica? Conte para nós nos comentários e continue de olho no Blog da Sapucaia, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Ah, e se depois de todas essas informações, você ficou com vontade de ter uma verdinha dessas para chamar de sua, entre em contato com a nossa equipe e garanta já a planta ideal para transformar as suas decorações.
Um grande abraço e até o próximo post!

Ficus Elástica – Descubra como cultivar e decorar ambientes com essa verdinha maravilhosa!

Você também pode gostar

Abrir chat
Está com dúvidas?
Olá, podemos te ajudar?