Begônia Maculata: saiba mais sobre a plantinha que viralizou nas redes sociais

Begônia Maculata: saiba mais sobre a plantinha que viralizou nas redes sociais

Tida como a mais nova queridinha dos plantlovers, a Begônia Maculata está literalmente, ON-LINE nas redes sociais. Se você tem um perfil no Instagram ou no Pinterest, com certeza já deve ter se deparado com várias fotos dessa plantinha estonteante.
Com folhas assimétricas, verdes longas e abrilhantadas por pequenas flores brancas na parte frontal, essa verdinha é ideal para agregar um toque moderno e transformar a decoração dos ambientes.
Por isso, independente se você já é apaixonado (a) por essa plantinha ou acabou de descobrir a sua existência, acompanhe o artigo que a equipe do Blog da Sapucaia Paisagismo preparou para você e surpreenda-se com as características e formas de cultivo da Begônia Maculata!

Begônia Maculata: Origem e características

Originalmente brasileira, a Begônia Maculata é conhecida por seu visual exótico e encantador. Com folhas em tom de verde-oliva, marcadas por manchinhas brancas em formato circular na parte superior e surpreendente verso em tom avermelhado carmim, essa plantinha parece ter sido pintada à mão.
Além de toda a beleza de sua folhagem, a Begônia Maculata também apresenta em todo final de inverno um caule repleto de flores brancas.

A multiplicidade das begônias

De fato, existem mais de 1500 diferentes espécies de Begônias catalogadas na natureza. Cada uma delas apresenta características distintas. Contudo, todas são excelentes para compor projetos decorativos.
Entre as variações mais populares estão a Begônia Sarmentosa (cheia de flores volumosas) a Begônia Cerosa (cuja flor apresenta um pequeno miolo amarelo característico) e a Begônia Maculata, que protagoniza este artigo.

Como decorar com a Begônia Maculata?

De acordo com o Feng Shui, as Begônias carregam o significado de “harmonia para o lar”.
Ademais, essas verdinhas simbolizam amor e afeto profundo. Ou seja, além de belíssimas, elas também proporcionam uma energia muito positiva.
Totalmente versáteis, essas plantinhas podem ser abrigadas dentro ou fora de casa. Na sala de estar, por exemplo, podem compor a mesa de centro. Também podem agregar um toque especial à mesa de jantar ou marcar presença nos quartos em cima de cômodas, escrivaninhas, penteadeiras ou criado-mudo.

Como plantar Begônia Maculata?

Se você pretende fazer mudas da Begônia Maculata para multiplicar essas verdinhas na sua casa ou surpreender alguém especial, saiba que esse processo é relativamente simples.
Para obter sucesso, é necessário cortar um pedaço do caule da sua Begônia com cerca de três folhas, colocá-lo dentro de um pontinho com água e deixá-lo em um local com luz indireta.
Assim que perceber que as suas raízes cresceram, retire do recipiente e, então, faça o plantio direto na terra.

Dicas e cuidado com a Begônia

Por fim, vale lembrar que a Begônia, além de belíssima, também é muito exigente em relação aos cuidados.
Essa verdinha adora umidade, mas não tolera encharcamentos. Por isso, o ideal é regar a sua plantinha ao menos duas vezes por semana.
Além disso, é importante que as folhas se mantenham secas, portanto, a irrigação deve ser limitada ao solo.
Por ser uma plantinha de meia sombra, o mais recomendado é deixa-la próxima a uma janela, para que receba a luz natural indireta.
Apesar de sua aparência incrível, a Begônia é uma plantinha tóxica, o ideal é mantê-la longe do alcance de crianças e animais de estimação.

Se depois de ler esse artigo você ficou com desejo de ter uma Begônia Maculata para chamar de sua, entre em contato com a equipe da Sapucaia Paisagismo e veja como é simples garantir a plantinha ideal para transformar os seus projetos decorativos.
No mais, continue de olho no Blog da Sapucaia. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço!

Você também pode gostar

Abrir chat
Está com dúvidas?
Olá, podemos te ajudar?