A relação entre as plantas e as estações do ano

A relação entre as plantas e as estações do ano

De fato, seja você um plantlover iniciante ou um adorador convicto dessas verdinhas, provavelmente, já percebeu o quanto as estações do ano influenciam na estética das plantinhas, afinal, o comportamento delas é diretamente impactado por fatores como temperatura e luminosidade. Por isso, durante a mudança de estação, é comum que a condição de luz do cantinho escolhido para a sua moradora seja alterada de acordo com as estações.
Por isso, para te ajudar a compreender melhor os trajetos percorridos pelo seu verde ao longo 12 meses, nós, da equipe do Blog da Sapucaia Paisagismo preparamos um conteúdo especial para você. Siga com a gente e confira:

A relação entre as plantas e as estações do ano

Inverno

Manacá-da-serra                                             Azaleia

 

Devido aos dias mais curtos e temperaturas mais baixas, as plantinhas entendem o inverno como o melhor período para poupar esforços e energias. As árvores, por exemplo, interrompem o seu crescimento, e as espécies menores, abrem mão de sua exuberância.
Inclusive, verdinhas como cróton-imperial e o jasmin-manga, podem ficar completamente peladas. Já outras plantinhas como ficus-lyrata e a árvore-da felicidade sofrem a perda parcial de suas folhas.

Contudo, como para toda regra existem exceções, algumas plantinhas encontram na temporada fria a condição ideal para florir, como a manacá-da-serra e a azaleia.
A regra geral para os dias de inverno é tomar muito cuidado com a quantidade e periodicidade das regas. Isso porque, nessa época, a água demora mais para evaporar.
Nesse contexto, exagerar na água pode provocar queimaduras na borda das folhas e causar manchas nos brotos. Ademais, o excesso de umidade também pode atrair as temidas cochinilhas e intensificar a proliferação de fungos.

Primavera

 

Ipê amarelo                                                   Ipê rosa

 

De fato, não é por acaso que a Primavera é conhecida como a estação das flores. Nesse período, a temperatura que, até então, estava mais baixa, começa e subir. Com isso, as plantinhas que estavam poupando energia durante o inverno passam a despertar para o início de uma nova jornada, com foco total na reprodução.
Além disso, as abelhas também abandonam suas colmeias e passam a sair em busca de alimentos, enquanto as plantinhas aproveitam toda a sua capacidade de atrair esses e outros insetos polinizadores para polinizar os seus órgãos reprodutores.

A relação entre as plantas e as estações do ano

Verão

 

Zamioculca                                                    Aspargo pluma

 

Por conta dos dias mais longos e da maior incidência de raios solares, as plantinhas veem o verão como a estação perfeita para o trabalho. Afinal, o verão é a melhor época para a realização da fotossíntese.
Nesse período, as verdinhas se desenvolvem e apresentam ao mundo toda a sua exuberância. Percorrem paredes, ganham altura, descem suas cabeleiras.
Espécies como a Zamioculca e o aspargo-pluma armazenam embaixo da terra, em forma de carboidrato, a reserva necessária para os períodos de escassez. Raízes como inhame e gengibre também são alguns tipos de “acúmulos” gerados pelas plantas.
Assim como no inverno, o verão também pede bastante atenção às regas, afinal, durante a temporada, as plantinhas perdem água mais depressa se estiverem constantemente expostas ao sol.

Outono

 

 

Por fim, as verdinhas compreendem o outono como o melhor período para reduzir o ritmo.
Afinal, depois de dedicarem tanta energia durante a estação anterior, elas não conseguem mais florir. Além disso, em breve o inverno começará a apontar os seus primeiros sinais, por isso, elas entram em estado de dormência para que possam se preparar para a estação mais fria do ano.
Inclusive, muitas plantas perdem suas folhas durante o outono, essas são chamadas de caducifólias.

Enfim, plantlover, curtiu descobrir a relação entre as plantas e as estações do ano? Conte para nós nos comentários e continue de olho no Blog da Sapucaia Paisagismo, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço!

Você também pode gostar

Abrir chat
Está com dúvidas?
Olá, podemos te ajudar?