A relação entre as plantas e as estações do ano

A relação entre as plantas e as estações do ano

De fato, seja você um plantlover iniciante ou um adorador convicto dessas verdinhas, provavelmente, já percebeu o quanto as estações do ano influenciam na estética das plantinhas, afinal, o comportamento delas é diretamente impactado por fatores como temperatura e luminosidade. Por isso, durante a mudança de estação, é comum que a condição de luz do cantinho escolhido para a sua moradora seja alterada de acordo com as estações.
Por isso, para te ajudar a compreender melhor os trajetos percorridos pelo seu verde ao longo 12 meses, nós, da equipe do Blog da Sapucaia Paisagismo preparamos um conteúdo especial para você. Siga com a gente e confira:

A relação entre as plantas e as estações do ano

Inverno

Manacá-da-serra                                             Azaleia

 

Devido aos dias mais curtos e temperaturas mais baixas, as plantinhas entendem o inverno como o melhor período para poupar esforços e energias. As árvores, por exemplo, interrompem o seu crescimento, e as espécies menores, abrem mão de sua exuberância.
Inclusive, verdinhas como cróton-imperial e o jasmin-manga, podem ficar completamente peladas. Já outras plantinhas como ficus-lyrata e a árvore-da felicidade sofrem a perda parcial de suas folhas.

Contudo, como para toda regra existem exceções, algumas plantinhas encontram na temporada fria a condição ideal para florir, como a manacá-da-serra e a azaleia.
A regra geral para os dias de inverno é tomar muito cuidado com a quantidade e periodicidade das regas. Isso porque, nessa época, a água demora mais para evaporar.
Nesse contexto, exagerar na água pode provocar queimaduras na borda das folhas e causar manchas nos brotos. Ademais, o excesso de umidade também pode atrair as temidas cochinilhas e intensificar a proliferação de fungos.

Primavera

 

Ipê amarelo                                                   Ipê rosa

 

De fato, não é por acaso que a Primavera é conhecida como a estação das flores. Nesse período, a temperatura que, até então, estava mais baixa, começa e subir. Com isso, as plantinhas que estavam poupando energia durante o inverno passam a despertar para o início de uma nova jornada, com foco total na reprodução.
Além disso, as abelhas também abandonam suas colmeias e passam a sair em busca de alimentos, enquanto as plantinhas aproveitam toda a sua capacidade de atrair esses e outros insetos polinizadores para polinizar os seus órgãos reprodutores.

A relação entre as plantas e as estações do ano

Verão

 

Zamioculca                                                    Aspargo pluma

 

Por conta dos dias mais longos e da maior incidência de raios solares, as plantinhas veem o verão como a estação perfeita para o trabalho. Afinal, o verão é a melhor época para a realização da fotossíntese.
Nesse período, as verdinhas se desenvolvem e apresentam ao mundo toda a sua exuberância. Percorrem paredes, ganham altura, descem suas cabeleiras.
Espécies como a Zamioculca e o aspargo-pluma armazenam embaixo da terra, em forma de carboidrato, a reserva necessária para os períodos de escassez. Raízes como inhame e gengibre também são alguns tipos de “acúmulos” gerados pelas plantas.
Assim como no inverno, o verão também pede bastante atenção às regas, afinal, durante a temporada, as plantinhas perdem água mais depressa se estiverem constantemente expostas ao sol.

Outono

 

 

Por fim, as verdinhas compreendem o outono como o melhor período para reduzir o ritmo.
Afinal, depois de dedicarem tanta energia durante a estação anterior, elas não conseguem mais florir. Além disso, em breve o inverno começará a apontar os seus primeiros sinais, por isso, elas entram em estado de dormência para que possam se preparar para a estação mais fria do ano.
Inclusive, muitas plantas perdem suas folhas durante o outono, essas são chamadas de caducifólias.

Enfim, plantlover, curtiu descobrir a relação entre as plantas e as estações do ano? Conte para nós nos comentários e continue de olho no Blog da Sapucaia Paisagismo, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço!

Você também pode gostar