Descubra como eliminar as cochonilhas do seu jardim de uma vez por todas

cochonilhas

Descubra como eliminar as cochonilhas do seu jardim de uma vez por todas.

Bonitinha, mas ordinária – a cochonilha é uma das pragas mais detestadas pelos adeptos da jardinagem.
Conhecidos como verdadeiros causadores de desastres, esses insetos sugadores se alimentam da seiva das plantas através das raízes, folhas, ou, até mesmo os frutos, enfraquecendo e prejudicando o desenvolvimento das nossas amigas.
Se você também tem problemas com a presença desses bichinhos, continue com a gente e confira o post do Blog da Sapucaia sobre como descobrir e eliminar esses parasitas do seu jardim.

Descubra como eliminar as cochonilhas do seu jardim de uma vez por todas.

Afinal, o que é a cochonilha?

Cientificamente chamadas de Dactylopius Coccus, as cochonilhas, junto com os pulgões e caramujos, são umas das pragas que mais prejudicam os jardins.
Geralmente, os insetos são bem pequenininhos, medem cerca de 3 a 5 milímetros de comprimento, têm coloração rosa, marrom ou amarelada e se alimentam parasitando a seiva de plantas.
Embora não gostem de chuva, eles adoram o calor. Ou seja, nos dias quentes, os cuidados com as nossas plantinhas devem ser redobrados.

Como identificar a cochonilha nas plantas

De fato, para identificar a presença de cochonilhas é preciso verificar os caules, ramos ou folhas das plantas. Se observar um amontado esbranquiçado, parecido com um bolinha de algodão, atenção! Pode ser uma danadinha!
Vale lembrar que esse inseto, quando se sente atacado, secreta um pigmento de cor carmim, muito utilizado na indústria alimentar como corante natural.
A presença das cochonilhas nas plantas faz com que elas apresentem folhas lustradas. Isso porque os insetos expelem um tipo de óleo que, inclusive, deixa nossas amigas suscetíveis ao ataque de diversos outros fungos.
Dica extra: Caso não consiga identificar as pragas a olho nu, tente observá-las com uma lupa.

Como tratar uma planta infestada de cochonilha

Por mais que a presença das cochonilhas seja extremamente desagradável, a boa notícia é que não é difícil, nem caro, ficar livre dos parasitas.
Inclusive, algumas receitas caseiras prometem eliminar a praga facilmente.
Confira algumas a seguir

Calda de Fumo de corda

De fato, a calda de fumo é um poderoso antifúngico e bactericida, capaz de cicatrizar as feridas causadas pelo inseto e até mesmo, eliminar outras infecções secundárias.
Para preparar, basta adicionar 100 gramas de fumo de corda cortado em pedacinhos em meio litro de água e meio litro de álcool e deixar agir por, pelo menos 15 minutos. Depois, é necessário cortar 100 gramas de sabão em pedra neutro e dissolver em 10 litros de água. Feito isso, misture um pouco da água de sabão na calda de fumo de corda e borrifar o líquido no jardim ou na planta infestada.
Esse preparado cria uma partícula protetora na pele das cochonilhas, que morrem por asfixia. Além disso, a mistura não influencia na saúde da planta e não é tóxica para quem aplica.

Calda com Erva-de-santa-maria

Além da Calda de Fumo de corda, a calda com Erva-de-santa-maria também é uma excelente alternativa para quem deseja se ver livre das cochonilhas. Para preparar a mistura, adicione 200 gramas da erva amolecida em 1 litro de água e deixe agir durante seis horas. Depois do tempo de ação, pressione bem as folhas para extrair o suco e, então, dilua o preparado em 5 litros de água limpa para pulverizar nas partes infestadas.

Cotonete com vinagre ou álcool

Caso as cochinilhas estejam concentradas em uma região muito pequena da planta, você pode limpar a área com cotonete embebido em vinagre ou álcool etílico. Se a quantidade de insetos for intermediária, faça a limpeza com uma espoja ou escova seca e depois borrife água com sabão.

Importante:

Sem dúvidas, as cochonilhas são insetos muito pequenos, quase invisíveis a olho nu, por isso podem se esconder em lugares de difícil acesso. Portanto, não se limite em limpar apenas as regiões afetadas. Ao invés disso, borrife os preparados em todas as plantas.
Além disso, é importante mencionar que as receitas citadas acima devem ser feitas uma vez por semana, até que a infestação chegue ao fim.

Solução definitiva

Se por acaso a incidência das cochonilhas for muito grande nas suas plantinhas e as soluções caseiras não tenham resolvido o seu problema, na Sapucaia Paisagismo, você encontra vários produtos específicos para eliminar as pragas e deixar as suas plantas sempre saudáveis e felizes.
Entre em contato pelo WhatsApp ou faça uma visita e saiba mais sobre as linhas que acabarão de uma vez por todas com esses parasitas indesejados.

WhatsApp: (16) 99325-3717

Av. Dr. Antônio Barbosa Filho, 80 – Jardim Consolação, Franca – SP, 14405-000.

Enfim, gostou de saber o que é cochonilha e como eliminá-la do seu jardim? Se esse artigo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais e leve essas informações para mais pessoas interessadas.
No mais, continue de olho no blog da Sapucaia, em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço!

Você também pode gostar

Abrir chat
Está com dúvidas?
Olá, podemos te ajudar?