Espécies que curam: conheça as 7 plantas medicinais mais cultivadas no Brasil

camomila

Espécies que curam: conheça as 7 plantas medicinais mais cultivadas no Brasil

De fato, algumas de nossas amigas verdinhas, além de purificarem o ar dos ambientes e torna-los mais vivos com suas cores vibrantes, ainda oferecem vários efeitos positivos para a saúde. Isso mesmo! As chamadas plantas medicinais podem ser cultivadas no quintal de casa para aliviar inúmeros tipos de mal-estar.
Contudo, nem tudo são flores. É preciso ter muito cuidado na hora de consumi-las.
Isso porque, muitas delas possuem substâncias tóxicas e altamente prejudiciais à saúde humana.
Por isso, o ideal é sempre consultar um médico, farmacêutico ou, até mesmo, um nutricionista especializado antes de consumir qualquer erva ou vegetal desconhecido.
Enfim, quer saber mais sobre algumas plantinhas revigorantes que não oferecem nenhum tipo de risco e ainda têm eficácia comprovada pelas nossas avós e pela ciência?
Então, siga com a gente e confira, no post do blog da Sapucaia, 7 espécies que curam.

Erva-Cidreira

Sobretudo, também conhecida como cidreira, melissa, ou Melissa officinalis a Erva-Cidreira é uma plantinha muito popular.
Da família das hortelãs, pode atingir até 60 cm de altura e tem folhas frescas, muito utilizadas para chás e possui propriedades calmantes.
Entre os maiores benefícios do consumo do chá de erva-cidreira, estão: redução da ansiedade, alívio de distúrbios do sono, previne náuseas e alivia cólicas menstruais e dores de cabeça.

Carqueja

Embora o seu chá tenha um gostinho amargo, a Carqueja é uma excelente opção para quando uma refeição não cai do jeito certo. Afinal, porque, essa poderosa plantinha, além de agir na redução da taxa de açúcar no nosso sangue, ainda apresenta propriedades anti-úlcera e anti-inflamatórias. Ou seja, é uma ótima alternativa para cultivar em casa e aliviar, rapidinho, os sintomas de mal-estar.

Espécies que curam

Erva-Doce

Devido ao seu aroma suave e agradável, a erva-doce é muito utilizada em cosméticos, bebidas, balas e outros doces. Mas, além disso, essa plantinha é rica em óleos essenciais que atuam na musculatura abdominal, por isso, é um santo remédio contra gases, dores no estômago e no intestino.
Além disso, as folhas dessa plantinha amenizam sintomas de cólica infantil, gastrite nervosa, enxaquecas e também são muito indicadas para manter o hálito fresco e saudável.

Cravo

espécies que curam

Muuito indicado para o preparo de receitas de chás, essa plantinha é rica em vitaminas, A, C, E e K, antioxidantes e minerais fundamentais para a saúde. Além disso, seu óleo, fonte de eugenol, rico em propriedades analgésicas, detém as inflamações das mucosas e combate inchaços, por isso, é muito presente na odontologia.

Espécies que curam

Alho

Verdadeira referência de sabor, os frutos dessa plantinha medicinal ainda atuam como antisséptico e expectorante natural. Ademais, o seu consumo frequente, além de aumentar a imunidade do organismo, ainda previne problemas circulatórios. O versátil alimento é fonte de minerais e vitaminas A, C, B1 e B2. Contudo, pessoas com qualquer tipo de alergia à especiaria, bem como aquelas que sofrem de gastrite, úlcera, hipoglicemia ou pressão baixa, devem evitar o consumo do tempero.

Arnica

Com forte efeito anti-inflamatório, a arnica é uma plantinha medicinal que pode ser consumida por meio de infusão das folhas secas, pomadas e remédio homeopáticos. Além de ser um ótimo remédio para hematomas na pele, essa verdinha também ameniza dores musculares e contribui para a remoção de manchas e coágulos.

Espécies que curam

Camomila
espécies que curam

Por fim, a popular camomila! Também conhecida como Margaça é muito utilizada contra a ansiedade. Além disso, quando consumida em forma de chá, é capaz de reduzir a intensidade das cólicas e agir como um anti-inflamatório natural. Suas flores, além de aroma suave e delicioso, ainda garantem substâncias emolientes e auxiliam na hidratação da pele.

Enfim, plantlover, curtiu a seleção das 7 plantas medicinais mais cultivadas no Brasil? Qual delas é a sua preferida? Conte para nós nos comentários e continue de olho no blog da Sapucaia Paisagismo, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

E se você pretende regenerar o seu ambiente e garantir mais saúde e bem-estar de maneira natural e sustentável, pode encontrar todas as espécies citadas acima no nosso endereço físico! Av. Dr. Antônio Barbosa Filho, 80 – Jardim Consolação, Franca – SP, 14405-000.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (16) 99325-3717.

Você também pode gostar

Abrir chat
Está com dúvidas?
Olá, podemos te ajudar?