Jardinagem é saúde! Confira 5 motivos que comprovam
Estudos comprovam que mexer com a terra não é apenas é um excelente exercício físico, mas também uma atividade antidepressiva, capaz de melhorar nossa energia estado de espírito.
De fato, quem já plantou uma plantinha ou mudinha, acompanhou de perto a brotação e viu com os próprios olhos todo o crescimento e desenvolvimento desses serzinhos, sabe toda a sensação de gratidão e satisfação que esse processo envolve.
Mas, a boa notícia é que, além desses sentimentos incríveis que preenchem nossos corações, a jardinagem ainda oferece inúmeros benefícios. Tanto para a saúde física, quanto para o bem-estar da mente.
Enfim, quer saber quais são? Então, siga com a gente e confira, no Blog da Sapucaia, os 5 motivos que comprovam que Jardinagem é saúde!
1. Plantas e flores têm aromas calmantes e relaxantes
Com certeza, não é a toa que a frase “pare, respire e cheire as flores” é tão popular. As plantinhas que florescem, como a lavanda e gardênia têm um aroma inconfundível que, além de deixarem qualquer ambiente mais perfumado, ainda promovem sensações de calmaria e bem-estar.
Por isso, ao cuidar das suas plantinhas em tarefas cotidianas como rega, adubação e podas, preste bastante atenção no cheirinho maravilhoso delas e aproveite para relaxar a mente.
Além do aroma tranquilizante, só o fato de ter um jardim bem cuidado em casa já é algo terapêutico. Isso porque, ao olhar para plantas e flores coloridas, nossa mente entra, automaticamente, em um estado mais meditativo e relaxado.
Inclusive, ter um jardim é uma excelente – e natural maneira de amenizar os sintomas de doenças como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, autismo e muitas outras.
2. Rega, poda e adubação são processos terapêuticos
De fato, quem tem rotinas de trabalho muito cansativas e desgastantes, o ato de ocupar a mente com tarefas simples de jardinagem como plantio, rega, adubação e poda é uma verdadeira terapia. Afinal, o cuidado com as plantinhas, além de agir como uma excelente fuga, também pode ser uma forma de lazer muita produtiva.
Embora as atividades não demandem muito tempo, os poucos minutinhos reservados para a prática fazem toda diferença nos níveis de estresse e ansiedade.
Jardinagem é saúde! Confira 5 motivos que comprovam
3. Corpo em movimento
Sem dúvidas, incluir o cuidado com as plantinhas na rotina é uma ótima forma de movimentar mais o corpo. O plantio de sementes, as regas, as caminhadas para buscar insumos, as aberturas covas na terra e muitas outras atividades, por mais que não envolvam exercícios intensos, não deixam de ser ótimas maneiras de realizar exercícios físicos.
Ao mesmo tempo, a nossa mente fica focada e concentrada na ação do momento, o que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.
4. Desenvolvimento de novas habilidades
Além de todos os prazeres e benefícios, a jardinagem também é responsável por estimular novas habilidades como a responsabilidade e a disciplina. Isso porque, a manutenção de um jardim exige cuidados frequentes. Ou seja, é uma ótima alternativa para os idosos que se sentem dependentes ou para qualquer pessoa que queira aumentar a sua longevidade e qualidade de vida.
Jardinagem é saúde! Confira 5 motivos que comprovam
5. Mycobacterium Vaccae – um antidepressivo natural
Por fim, mas não menos importante, cientistas descobriram recentemente que uma bactéria conhecida como Mycobacterium Vaccae, que é ingerida ou inalada quando as pessoas ficam em contato com o solo, age como um antidepressivo natural.
Isso mesmo, a bactéria atua na ativação de um grupo de neurônios produtores de serotonina – hormônio que regula o humor e reduz os níveis de estresse, insônia e ansiedade.
Enfim, gostou de descobrir porque jardinagem é saúde? Se você deseja dar início a essa prática, entre em contato com a Equipe da Sapucaia Paisagismo e confira todas as plantas e insumos adequados para iniciantes.
Av. Dr. Antônio Barbosa Filho, 80 – Jardim Consolação, Franca – SP, 14405-000.
WhatsApp: (16) 99325-3717.
No mais, continuem de olho no Blog da Sapucaia, em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um grande abraço a todos!