Espécies para iniciantes na jardinagem: confira 5 delas

Espécies para iniciantes na jardinagem

Espécies para iniciantes na jardinagem: confira 5 delas

Sem dúvidas, todo adulto, em algum momento da vida, se torna um plantlover que entende o poder das plantinhas tanto na estética, quanto na vibração dos ambientes. Contudo, começar a gostar de plantas não indica que você saberá cuidar delas logo de início. Por isso, a maioria dos iniciantes na jardinagem tem dificuldade para cultivar as suas verdinhas da melhor forma. Por esse motivo, o ideal é começar pelas espécies mais simples, que demandam poucos cuidados e, gradativamente, apostar em espécies mais complexas.
Outro “mito” muito comum difundido entre os plantlovers recentes é que apenas as espécies mais resistentes como cactos e suculentas são adequadas para quem está começando os cultivos. Mas, ao contrário disso, existem várias plantinhas, cheias de flores e frutos que conseguem se desenvolver bem, mesmo com pouca manutenção.
Quer descobrir quais são elas? Então, siga com a gente e descubra as 5 espécies para iniciantes na jardinagem no Blog da Sapucaia Paisagismo.

1. Madressilva

Considerada uma trepadeira, a Madressilva é uma plantinha de fácil cultivo que precisa apenas de meia sombra e um solo bem drenado para desenvolver toda a sua beleza e magnitude. Suas flores nascem brancas e envelhecem amarelas. São belíssimas e excelentes apostas para perfumar ambientes. Contudo, como se desenvolve com muita facilidade, pode se tornar invasora, por isso, costuma ser utilizada para cobrir muros, treliças e pergolados.

2. Dália

Assim como a Madressilva, o cultivo da Dália também é bem simples. Para ter uma para chamar de sua, basta abrigar essa verdinha em um local que tenha clima quente e luz abundante. Entretanto, se ficar exposta ao sol pleno, suas folhas podem se queimar. Além disso, aprecia solo úmido e demanda irrigação moderada, com muito cuidado para evitar encharcamentos.

3. Mirtilo

De fato, essa plantinha arbustiva se adapta facilmente a climas temperados e solos arenosos. De pequeno porte e manuseio simples, para que o Mirtilo se desenvolva, basta oferecer a ele um solo levinho, rico em matéria orgânica e irrigar sem encharcar.
Com coloração arroxeada quando alcança a maturidade, seus frutos revelam um sabor adocicado, levemente ácido e servem como deliciosas bases para sucos, vitaminas e sobremesas em geral.

4. Lilases

Embora seja popularmente conhecida como Lilases, o nome científico dessa verdinha é Syringa. Bastante cultivada por conta da sua fragrância e cheirinho inconfundível, essa plantinha se desenvolveu com muita facilidade. Entretanto, para isso, requer irrigações constantes e solo rico em matéria orgânica.

5. Framboesa

Por fim, para cultivar essa deliciosa frutinha vermelha em casa, é necessário contar com um solo levemente ácido repleto de nutrientes. Além disso, o plantio deve ser realizado no final do inverno ou no início da primavera.
Outro fator interessante sobre a framboesa, é que as estações chuvosas intensificam o seu crescimento. Porém, a planta também se adapta bem à luz solar direta.

Enfim, plantlover, curtiu descobrir algumas espécies para iniciantes na jardinagem? Conte para nós nos comentários e continue de olho no Blog da Sapucaia Paisagismo, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Você também pode gostar

Abrir chat
Está com dúvidas?
Olá, podemos te ajudar?