05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente: descubra o lado sustentável da Sapucaia Paisagismo

05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente: descubra o lado sustentável da Sapucaia Paisagismo

Essa semana comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, 5 de junho, provém da primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano, realizada em Estocolmo, com duração de 11 dias.
Embora essa data exista oficialmente e conste até mesmo no calendário da ONU, a verdade é que, a cada ano, temos menos motivos para comemorar.
Afinal, por mais que o tema seja muito discutido, poucas ações são aplicadas no cotidiano para transformar a realidade condenável do nosso habitat natural, composto, por fauna, flora, mares e rios ameaçados pelas ações do homem.
Para frear essa situação devastadora, nós, da Sapucaia, sabemos que toda ação é válida, por isso, desde sempre, direcionamos nossos esforços para criar uma empresa o mais sustentável possível, justamente por acreditamos que qualquer ato, mesmo que mínimo, quando direcionado ao Planeta Terra, faz sim, toda a diferença. Como já dizia Madre Teresa de Calcutá: “Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas, sem ele, o oceano seria menor”.

Siga com a gente e confira alguns projetos sustentáveis adotados pela Sapucaia Paisagismo.

Economia sustentável: o que é?

De fato, a Economia Sustentável é um conceito que envolve diversas práticas e teorias econômicas baseadas no uso inteligente dos recursos naturais, de modo a suprir as necessidades empresariais e assegurar recursos para o futuro na nossa geração.
Baseada integralmente no desenvolvimento sustentável, na qualidade de vida e na preservação ambiental, uma empresa que se compromete em aderir a economia sustentável como a Sapucaia Paisagismo, também adota as variáveis que analisam o seu desempenho econômico como um todo, incluindo os processos de produção e logística.
Nesse contexto, todas as propriedades internas do nosso Garden center estão conectadas aos fatores ambientais, como o processo de fabricação das embalagens, emissão de CO2, contaminação do solo e muitos outros.

Fonte de energia renovável

Desde 2019, nós, da Sapucaia Paisagismo, utilizamos fontes de energia renovável e painéis fotovoltaicos em 100% das nossas instalações.
Assim, além de reduzirmos consideravelmente nossos custos de energia elétrica, também ajudamos o planeta com a criação de uma corrente de sustentabilidade e levamos o exemplo aos nossos clientes e outras empresas de que é possível sim, manter uma empresa estruturada a partir de processos sustentáveis.
Em suma, a energia solar fotovoltaica é a energia elétrica gerada através da conversão da luz do sol, transformada em energia elétrica diretamente em casas ou empresas. A adoção das placas pode gerar uma economia de até 99,99% na conta de luz por mais de 25 anos. Ou seja, a solução ideal para quem paga caro para consumir eletricidade.
Hoje, toda a nossa energia é produzida no nosso estacionamento. Inclusive, se você já estacionou o seu carro por lá para comprar plantinhas, vasos ou adubos, provavelmente, observou as nossas placas, que proporcionam uma fonte de energia limpa, renovável e inesgotável. Esse é o caminho para um mundo melhor.

05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente: descubra o lado sustentável da Sapucaia Paisagismo

Sistema de captação da água da chuva

Contamos com um sistema eficiente, capaz de captar toda a água da chuva por meio de estufas que encaminham às cisternas, localizadas no fundo do terreno da sede da Sapucaia Paisagismo para captar, armazenar e conservar a água.
Isso, além de reduzir a quantidade de água nas ruas e evitar enchentes, ainda contribuiu para o aumento do volume de água que chega aos lençóis freáticos.

Reciclagem

Embora o processo de reciclagem seja muito simples e, até mesmo, corriqueiro entre as pessoas que entendem a importância da reutilização, nós, da Sapucaia, acreditamos na diferença que essa conscientização pode trazer.
Por isso, sempre encontramos maneiras de reaproveitar os materiais para evitar o descarte. Dessa forma, papéis utilizados para impressão tornam-se rascunhos ou pequenos blocos de anotação. Além disso, temos várias lixeiras espalhadas ao redor do nosso Garden center, para facilitar a separação do lixo orgânico e reciclável.

Lâmpadas de Led

Outra solução simples, mas muito eficaz na busca por um ambiente sustentável é a adoção das lâmpadas de led, que estão espalhadas ao redor de todo o nosso Garden center. Além de mais econômicos e duráveis, esses produtos não desperdiçam calor e não possuem filamentos metálicos, mercúrio ou substâncias tóxicas na composição, por isso não emitem poluentes ao meio ambiente e ainda podem ser reciclados.

05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente: descubra o lado sustentável da Sapucaia Paisagismo

Conscientização

Por fim, sabemos que o nosso trabalho e, principalmente, o nosso nicho de atuação, demanda também todo um ciclo de conscientização. Por isso, sempre dialogamos com nossos colaboradores e consumidores de modo a evidenciar o valor que pequenas ações podem agregar em prol de um mundo melhor e mais sustentável.
Enfim, gostou de descobrir o lado sustentável da Sapucaia Paisagismo? E você, o que faz para reduzir os impactos ambientais no planeta? Vamos conversar? Conte para nós nos comentários! Nós vamos adorar dialogar com você.
No mais, continue de olho no Blog da Sapucaia, em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço e até breve!

Você também pode gostar

Abrir chat
Está com dúvidas?
Olá, podemos te ajudar?