Cactos e suculentas: 5 dicas infalíveis para cuidar dos seus!
Pequenininhos, práticos, fáceis de manusear, delicados e belíssimos. Realmente, não é difícil compreender a constante presença dos cactos e suculentas em decorações dos mais diversos ambientes. Mas, se você ainda é um (a) iniciante no ramo da jardinagem, ou sente dificuldade em manter esses serzinhos vivos e saudáveis, calma! O Blog da Sapucaia vai te ajudar com algumas dicas infalíveis.
Siga com a gente e confira 5 dicas infalíveis para cuidar dos seus cactos e suculentas
1. Todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto
Sobretudo, essa informação é fundamental justamente pela regra de sobrevivência dos cactos que, basicamente, envolve muito sol e pouca água. Por isso, essas plantinhas precisam de um lugar bem ventilado que ofereça contato constante com os raios solares. Quando for regar sua amiga, tome bastante cuidado para não afoga-la. Normalmente, no caso dos vasos pequenos, uma colher de água por semana já é o bastante. Para saber se a sua plantinha está precisando se hidratar, coloque seu dedo na terra, se ele sair sujo, não precisa regar, mas, se sair seco, já prepare a colherzinha!
2. O formato da folha diz muito sobre a sua planta
Sem dúvidas, se você começar a analisar o formato da folha da sua suculenta, provavelmente, vai saber muito mais sobre ela. Por exemplo, em uma plantinha saudável, as folhas estão sempre juntas. Em contrapartida, quando as folhas estão separadas ou crescendo em cumprimentos fora do padrão, é um sinal de que precisam de mais luz do sol.
Cactos e suculentas: 5 dicas infalíveis para cuidar dos seus!
3. Pedriscos só decoram
Sabe aqueles pedriscos brancos bem pequeninhos que costumam enfeitar os vasos das suas suculentas? Pois então, na verdade, eles só servem como decoração, já que não fazem nenhum tipo de bem para as plantinhas. Isso porque esses materiais são fabricados a partir de mármore e quando entram em contato com a água, liberam um pó altamente prejudicial a elas. Por isso, substitua os pedriscos por elementos mais naturais como casca de pinus, palha de arroz ou outros tipos de pedrarias.
4. A poda é essencial
Provavelmente, você já sabe que o tamanho dos cactos e suculentas depende muito do local onde eles estão hospedados. Por isso, caso mantenha a sua plantinha em vasos pequenos, as raízes permanecerão pequenas. Se transferi-la para um vaso maior, consequentemente, o seu tamanho também aumentará. Contudo, independentemente do tamanho desejado para as suas companheiras, o fato é que você quer vê-las sempre belas e saudáveis, certo? Então, sempre se lembre de retirar as folhas velhas e amareladas para nascerem outras novinhas no lugar! Além disso, adube seus pequenos regularmente e promova a renovação dos materiais orgânicos. Na Sapucaia Paisagismo, você encontra vários produtos para deixar o solo arejado e cuidar das suas plantinhas da forma como elas merecem.
Cactos e suculentas: 5 dicas infalíveis para cuidar dos seus!
5. Movimente seus cactos e suculentas
Por fim, todos sabemos que as plantas também são serem vivos e têm sensações. No caso dos cacos e suculentas, mantê-los sempre no mesmo lugar pode deixá-los entediados e impactar negativamente em seus formatos e quantidade de nutrientes. Por isso, procure sempre trocar as suas plantinhas de lugar e deixa-las perto do sol, ao menos, uma vez ao dia.
Enfim, pessoal, curtiram o post do Blog da Sapucaia com as 5 dicas infalíveis para cuidar dos seus cactos e suculentas? E se depois dessa dose de informação te deu vontade de ter um cacto ou suculenta para chamar de seu, ou aumentar sua coleção de plantinhas, já sabe, né?
Estamos totalmente disponíveis para te atender em nosso endereço físico: Av. Dr. Antônio Barbosa Filho, 80 – Jardim Consolação, Franca – SP, 14405-000.
Se preferir mais praticidade, entre em contato pelo WhatsApp: (16) 99325-3717.
Um grande abraço e até breve!