Qual o melhor ambiente para a sua planta? Descubra no blog da Sapucaia!

Qual o melhor ambiente para a sua planta? Descubra no Blog da Sapucaia!

Sem dúvidas, o poder enriquecedor das plantas, capaz de alegrar qualquer ambiente, não é segredo para ninguém.
Além de toda a beleza, elas ainda melhoram a qualidade do ar e removem toxinas.
Contudo, para que as nossas amigas cresçam e se desenvolvam de maneira saudável, alguns cuidados são imprescindíveis.
Por isso, antes de comprar uma plantinha ou começar um jardim, é preciso estudar as características do ambiente e analisar se elas irão se adequar.
De fato, a luminosidade do espaço é um dos pontos cruciais para iniciar os seus cultivos. Afinal, a luz errada pode adoecer a até mesmo matar a sua planta.

Portanto, para facilitar a escolha e manutenção das suas plantinhas, o Blog da Sapucaia preparou um post superespecial sobre os ambientes de sombra, meia sombra e sol pleno.
Siga com a gente e confira!

Qual o melhor ambiente para a sua planta?

Sombra

Sobretudo, os ambientes sombreados não recebem luz direta em nenhum horário do dia. Em suma, são espaços claros, mas que não permitem que os raios solares “encostem” nas plantas e queimem suas folhas mais sensíveis.

Importante: Não confunda sombra com ambiente escuro, hein? Qualquer planta precisa de contato com a luz para se alimentar e realizar o processo de fotossíntese. Algumas delas apenas não podem ter contato direto com o sol.

Plantas que se adequam aos ambientes de sombra
Antúrio, Aglaonema, Samambaia, Lírio da Paz, Clorofito.

Meia Sombra

De fato, os ambientes que se enquadram no padrão “meia sombra” são os que captam diretamente a luz solar apenas nos horários em que ela está mais fraca e indiretamente quando ela está mais forte.
Em outras palavras, as plantas de meia sombra não devem tomar sol direto entre as 10h da manhã e a as 17h da tarde.
Entretanto, essa questão é muito relativa, já que o clima é um fator determinante.
Por exemplo, nas regiões de altas temperaturas, não é recomendado deixar as plantas de meia sombra expostas ao sol direto, mesmo antes das 10h ou após as 17h.
Para isso, o mais indicado é analisar cuidadosamente a plantinha e entender como ela vai reagir. Se perceber que o sol, durante os períodos citados acima, impacta na sua saúde e desenvolvimento, o melhor é mantê-la somente com luz indireta.

Plantas de meia sombra:
Pacová, Clívia, Pata-de-elefante, Maranta, Pleomele.

Qual o melhor ambiente para a sua planta?

Sol pleno

Por fim, os ambientes de sol pleno são ideais para aquelas plantas que amam o sol e suportam o contato com os raios solares por horas sem que isso afete o seu desenvolvimento. Espécies desse tipo exigem, no mínimo, cerca de seis horas diárias de luz direta.
Além disso, se colocarmos uma plantinha dessas em um local que não receba luminosidade suficiente, muito provavelmente, o seu crescimento será comprometido e ela não irá florir por não ter acesso aos nutrientes que necessita.

Plantas de sol pleno:
Agave, Agerato, Alamanda, Ave do Paraíso, Babosa.

Dica extra

No mais, antes de comprar plantinha, pesquise as principais características e verifique se você tem um espaço adequado para proporcionar uma boa saúde e desenvolvimento a ela. Se você tem dúvidas sobre determinada espécie, entre em contato ou faça uma visita à Sapucaia Paisagismo, lá, você encontra uma equipe especializada para te ajudar a fazer a melhor escolha!

Endereço: Av. Dr. Antônio Barbosa Filho, 80 – Jardim Consolação, Franca – SP, 14405-000.
WhatsApp: (16) 99325-3717.

Enfim, curtiu o post sobre qual o melhor ambiente para a sua planta? Conte para nós nos comentários e continue de olho no Blog da Sapucaia, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Você também pode gostar