Plantas Variegatas: saiba mais sobre essas espécies
De fato, o visual incomum das plantas variegatas faz delas verdadeiras queridinhas dos amantes de paisagismo. Isso porque, essas espécies, também conhecidas como “mutantes” – (terminologia que aponta qualquer tipo de organismo vivo que passou por modificações em seu DNA) são únicas e apresentam folhagens em tons esbranquiçados, amarelados, ou, até mesmo, rosados.
Quer saber mais sobre as Plantas Variegatas? Então, siga com a gente e confira o post do Blog da Sapucaia!
Quem são elas?
Antes de mais nada, para entendermos e identificarmos as plantas variegatas, é preciso conhecer a variegação.
Basicamente, a variegação consiste na presença de zonas de coloração diferentes nas folhas ou nos caules das plantas. O fenômeno ocorre por conta da ausência de clorofila nas plantas – pigmento responsável pela adição da cor verde e essencial para a realização da fotossíntese. Portanto, quando algumas regiões das plantas deixam de produzir essa substância, tendem a mudar os tons de suas folhagens.
Como ocorre a mutação?
De fato, a mutação do gene das plantas pode ocorrer de forma natural, sem qualquer tipo de interferência humana ou química, quando induzida em laboratórios. A notícia boa é que, sim, é possível produzir artificialmente uma plantinha variegata e influenciar processos biológicos para criar diversas espécies variáveis que não serão encontradas na natureza, sem esperar pelos agentes naturais. Tudo isso, graças ao desenvolvimento da ciência!
Plantas Variegatas: saiba mais sobre essas espécies
É possível produzir uma planta variegata em casa?
Embora seja possível, é preciso considerar que esse processo é extremamente complicado. Afinal, para a criação das plantas são utilizados produtos adequados para a indução que, geralmente, são muito raros e muito caros. Além disso, para manipular essas substâncias, é preciso ter um amplo conhecimento técnico, já que, muitas delas são altamente tóxicas.
Outro ponto que deve ser levado em contato é que as condições apropriadas para efetivação do processo de variegação são extremamente específicas de locais como laboratórios.
Ou seja, é possível sim, produzir uma planta variegata em casa, desde que você seja um biólogo ou cientista. No mais, pode procurar pela sua plantinha exclusiva na Sapucaia Paisagismo.
Plantas variegatas: nem tudo são flores
Por mais belas que sejam, a verdade é que as plantas variegatas sofrem com a ausência de clorofila. Isso porque, como a quantidade dessa substância essencial é muito menor nas plantinhas mutantes do que nas plantas comuns, as variegatas têm metabolismo e desenvolvimento lento. Essa questão fica clara quando colocamos uma espécie variegata ao lado de uma espécie não-mutante.
Plantas Variegatas: saiba mais sobre essas espécies
#VocêSabia?
Sobretudo, a variegação é um processo reversível, uma planta pode ser e depois, deixar de ser variegata.
Já que a variação genética pode ser revertida no momento em que a planta produzir um DNA normal, ao invés de um DNA mutante. Inclusive, é muito comum isso ocorrer.
Além disso, a forma de cultivo de uma planta também pode interferir na variegação. Um grande exemplo disso são as suculentas. Essas plantinhas, quando cultivadas em ambientes com sol pleno, ficam bem mais variegatas, com manchas mais claras em suas folhas. Por outro lado, quando ficam em ambientes com sombra, a variegação some e a planta volta a ser verdinha.
Em contrapartida, os Cóleus ficam mais variegatos quando expostos à sombra. Já no sol, perdem a sua variegação. Sem dúvidas, o processo varia de acordo com cada grupo de plantas.
Sapucaia Paisagismo
Enfim, gostou de saber mais sobre as plantinhas variegatas?
Se depois de ler esse artigo, você ficou com vontade de ter uma variegata para chamar de sua, entre em contato com a Sapucaia Paisagismo. Será um prazer atender você!
Av. Dr. Antônio Barbosa Filho, 80 – Jardim Consolação, Franca – SP, 14405-000.
Se preferir mais praticidade, chame no WhatsApp: (16) 99325-3717.
Um grande abraço e até breve!