Cuidados com orquídeas: Confira 7 dicas para manter as suas plantinhas sempre belas e saudáveis
Sem dúvidas, as orquídeas são as verdadeiras protagonistas nas decorações dos mais diversos ambientes. Casas, consultórios, escritórios e vários outros locais, apostam na beleza e delicadeza dessas plantinhas queridas para se tornarem mais alegres e convidativos.
Independentemente se você é um grande amante da jardinagem ou se começou a se aventurar nesse meio há pouco tempo, o fato, é que você sabe, e reconhece, toda a beleza e exuberância das orquídeas.
Mas, assim como qualquer outra espécie, para se manterem sempre belas, as orquídeas precisam de cuidados específicos, principalmente em relação à luminosidade, regas e adubação.
Além disso, é preciso ser paciente com a sua plantinha, que, naturalmente, tem um crescimento mais lento do que as demais. Por isso, nada de se desesperar quando as flores desaparecerem, hein?
Enfim, quer descobrir como cultivar a sua amiga da melhor maneira possível?
Então, siga com a gente e confira no Blog da Sapucaia os 5 cuidados com Orquídeas!
1- Procure reproduzir o habitat natural dessas plantinhas dentro da sua casa!
De fato, as orquídeas, quando crescem na mata ou em seus ambientes naturais, se apoiam nas árvores, ou embaixo de folhas e galhos, justamente para terem menos contato com a luminosidade.
Além disso, nossas amigas também se desenvolvem em locais mais úmidos e utilizam toda a água que precisam da própria umidade do ar. Portanto, a melhor forma de deixar a sua plantinha sempre saudável e contente é proporcionar a ela um local arejado, úmido, e, preferencialmente, livre de muita umidade.
2- Se for plantar a sua orquídea em vasos, prefira os de barro
Embora as orquídeas se adequem a locais úmidos, a verdade é que o excesso de umidade pode matá-las. Nesse caso, o equilíbrio é fundamental.
Nesse contexto, se você for plantar a sua amiga em um vaso, escolha sempre os modelos de barro, que absorvem melhor o líquido das regas.
Cuidados com Orquídeas
3- Regue com cautela
A princípio, é preciso ter muita cautela quando colocar a sua orquídea em contato com a água e ficar sempre de olho nas estações do ano. Isso porque, durante o verão, é indicado regar a sua plantinha de duas a três vezes por semana. Já no inverno, uma ou duas regas por semana são suficientes.
Outra técnica bacana para manter a sua amiga sempre úmida é jogar um pouquinho de água no chão e deixar que o próprio vapor umedeça o ar. Assim, é possível garantir a quantidade de água necessária, sem correr o risco de comprometê-la com encharcamentos.
Dica-extra Sapucaia: Quer saber se a sua plantinha precisa de água? Basta verificar, com o dedo indicador o quão seca está a terra do vaso. Dessa forma, fica ainda mais fácil descobrir o melhor momento para a rega!
4- Cuidado com o sol
De fato as orquídeas gostam de pouca luminosidade. Portanto, cuide bem da sua plantinha e mantenha-a em um lugar onde não bata muito sol. Se não encontrar formas de afastar a sua amiga da luminosidade, tente vedar a iluminação fazendo sombras com cortinas ou galhos de outras plantas.
Dica-extra Sapucaia: Para descobrir se a sua Orquídea está recebendo mais luz solar do que deveria, observe se as suas folhas estão amareladas, se a resposta for positiva, esse é um grande sinal de que sua plantinha está sofrendo e sentindo os efeitos dos raios solares.
Cuidados com Orquídeas
5- Adube com moderação
Por mais que as orquídeas exijam alguns nutrientes para se desenvolverem, eles não podem ser absorvidos em grandes quantidade. Por isso, se você está pensando em nutrir a sua plantinha com todo o carinho, entre em contato com a Equipe Sapucaia, converse com um de nossos colaboradores e descubra quais os produtos e quantidades mais adequadas para deixar a sua amiga radiante!
6- Higienize todos os materiais para manuseio
Na mesma proporção da beleza das orquídeas está a sua fragilidade. Infelizmente, essas plantinhas são muito suscetíveis à contaminação por micro-organismos. Portanto, para reduzir ao máximo as chances de colocar a sua amiga em risco, sempre que for podar as folhas, esterilize a sua tesoura ou qualquer outra ferramenta.
Cuidados com Orquídeas
7- Sua plantinha cresceu? É hora de trocar o vaso!
Por fim, vale destacar que essas belezinhas demandam tempo e disponibilidade. Para manter a sua amiga sempre belíssima, reserve um tempinho para observá-la, principalmente, para identificar se ela já precisa de um vaso maior. Sabe qual é um grande indício disso? Quando a base da flor estiver a menos de um dedo da parte superior do recipiente.
E você, curtiu as 7 dicas sobre os cuidados essenciais com as orquídeas? Se você ainda não tem uma belezinha dessas para chamar de sua, entre em contato com a equipe da Sapucaia Paisagismo e garanta agora mesmo a plantinha ideal para agregar mais beleza, charme e alegria aos mais diversos ambientes.
Av. Dr. Antônio Barbosa Filho, 80 – Jardim Consolação, Franca – SP, 14405-000.
Se preferir mais praticidade, chame no WhatsApp: (16) 99325-3717.
Um grande abraço e até breve!