Microverdes: descubra quem são eles e como cultivá-los

microverdes

Microverdes: descubra quem são eles e como cultivá-los

Tidos como a mais nova tendência da horticultura, principalmente por conta da demanda por alimentos mais saudáveis, os microverdes, além de absolutamente nutritivos, ainda apresentam visual cheio de charme. Compactos, esses vegetais demandam pouco espaço e podem ser cultivados em qualquer ambiente como jardins, casas, ou, até mesmo apartamentos.
Embora no Brasil os microverdes sejam relativamente novos, nos países do exterior, eles já fazem sucesso na decoração de ambientes e nas mesas de várias famílias, já que agregam sabores diferenciados às refeições.
Quer saber mais sobre essas belezinhas?
Então, siga com a gente e saiba tudo sobre os microverdes com o artigo que a equipe do Blog da Sapucaia preparou para você.

Microverdes: Quem são eles?

A princípio, os microverdes, também chamados de microgreens, nada mais são do que plantinhas recém-nascidas, que passaram da fase do broto, mas ainda não são consideradas baby leaf. Essas plantinhas frescas e jovens existem em diversas espécies herbáceas e aromáticas que, geralmente, são colhidas entre 7 e 21 dias depois da germinação, no período em que as folhas cotilédones estão integralmente desenvolvidas e as folhas verdadeiras já se fazem presentes.
Devido à recente popularização em terras tupiniquins, por aqui, essas verdinhas são mais presentes na rotina de pessoas que apreciam a gastronomia e priorizam uma alimentação saudável e natural.
Inclusive, inúmeros estabelecimentos como pubs, restaurantes e hotéis apostam nos microverdes para adicionar mais valor aos produtos, que variam de saladas e drinks aprimorados.

Vantagens dos microverdes

Além do ciclo de cultivo relativamente rápido e adequação a pequenos espaços, os microverdes são extremamente saudáveis. Isso porque as plantinhas, quando jovens, concentram altos níveis de bioativos como vitaminas, oxidantes e minerais. O manjericão, por exemplo, apresenta quarenta vezes mais nutrientes na fase “juvenil” do que na idade adulta.

Principais variedades

De fato, existem inúmeras variedades de microverdes que podem ser cultivadas em casa, entre as mais comuns estão: agrião, alho-poró, cebolinha, beterraba, coentro, cenoura, ervilha, couve, mostarda, rabanete, manjericão. Girassol, rúcula, cebola, brócolis, cebola, e repolho.

Como produzir?

Ao contrário da maioria dos outros vegetais, o cultivo dos microverdes é prático e descomplicado. Afinal, essas sementinhas podem ser cultivadas em qualquer tipo de recipiente. Contudo, as bandejas próprias para germinação são as mais adequadas para abriga-las, já que concentram células que simplificam o desenvolvimento e a colheita das plantinhas. Para preparar as bandejinhas, basta completar as suas células com substrato leve e fofo.

Como semear os microverdes?

Por fim, para semear os seus microverdes, é necessário inserir uma sementinha de cada variedade em uma fileira de células da sua bandeja e depois cobri-las, mas sem enterrá-las. Depois, utilize um borrifador para irrigação, de forma bem delicada, para não encharcar os seus brotinhos.
Feito isso, reserve as suas bandejas em um local escuro durante três dias para facilitar o desenvolvimento. Após este período, abrigue as suas bandejas em um ambiente com luz indireta e espete de 7 a 21 dias para realizar a colheita.
Depois, é só aproveitar todo o sabor dos microgreens e usar a criatividade para transformar os seus pratos e bebidas.
Enfim, plantlover, gostou de saber mais sobre os microverdes? Conte para nós nos comentários e continue de olho no Blog da Sapucaia. Em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um grande abraço!

Você também pode gostar