Tendência Urban Jungle: beleza e sustentabilidade
De fato, a tendência Urban Jungle, ou, selva urbana – no bom português, ganhou os corações dos plantlovers devido ao aumento da consciência ambiental, em conjunto com a vontade de adicionar mais verde ao dia a dia. Afinal, os processos de industrialização e digitalização deixaram tudo meio cinza.
Paralelo ao minimalismo que, inclusive, também é uma grande tendência, o conceito de selva urbana foca em uma home decor repleta de plantinhas, flores e folhagens em vários cômodos como sala, quarto, banheiro ou cozinha.
Enfim, quer saber mais sobre a trend Urban Jungle? Então, siga com a gente e confira o post que a equipe do Blog da Sapucaia preparou para você!
O que é a tendência Urban Jungle
Sem dúvidas, a falta de contato com a natureza, motivada pelo cotidiano frenético das pessoas atualmente originou uma nova onda de decoração, que consiste em cultivar várias espécies de plantas em casas, apartamentos e escritórios. Mais do que uma simples tendência, a selva urbana se tornou um lifestyle adotado por muitos brasileiros, em especial, os mais jovens, que se preocupam com o meio ambiente e consideram o cuidado e a proximidade com as plantas uma excelente maneira de manter o bem-estar e a qualidade de vida.
Isso porque, além de deixar qualquer ambiente mais fresquinho, aconchegante e convidativo, o conceito de selva urbana não impõe nenhum tipo de regra.
Ou seja, é possível dispor as plantinhas de acordo com o seu gosto pessoal e espaço disponível.
As decorações se estendem desde grandes jardins, vasos espaçosos, suportes suspensos, até pequenos recipientes, como, por exemplo, os cachepós que resultam em um magnífico mix de folhagens e texturas.
Urban Jungle: beleza e sustentabilidade
Uma boa referência
Sobretudo, se você é um aprendiz no universo da jardinagem e quer saber mais sobre o conceito Urban Jungle, vale apostar na leitura de “Selva Urbana: vivendo e estilizando com plantas”.
A obra, escrita por Igor Josifovic e Judith de Graaf retrata a história de dois amigos que começaram a movimentar e reunir pessoas interessadas por plantas, flores e elementos naturais na home decor e é uma excelente referência sobre a tendência.
Entre as páginas do livro são apresentadas uma seleção de espaços funcionais cercados por folhagens. Além disso, os autores contam histórias dos moradores que cuidam das suas plantas e oferecem dicas e informações sobre as variedades de espécies mais adequadas para compor belíssimos ambientes.
Urban Jungle: plantas para ambientes internos
Embora cada plantinha tenha características distintas e exija cuidados diferenciados, algumas espécies se desenvolvem maravilhosamente em ambientes internos, como os cactos, suculentas, costela-de-adão, palmeiras, marantas, jiboias, ficus, e várias outras.
Entretanto, independentemente das espécies escolhidas, é preciso reservar a elas um local ventilado, que receba boa quantidade de luz.
Caso você queira decorar ambientes úmidos e com pouca incidência de luz solar, como banheiros, o ideal é optar por verdinhas que preferem baixa luminosidade como clorofitos, aglaonemas, calatheas e aspidistra.
Urban Jungle: beleza e sustentabilidade
Dicas para se jogar nessa tendência
Por fim, se você se interessou pela proposta e deseja aderir ao conceito Urban Jungle, uma boa forma de adentar neste universo é e apostar em suportes de madeira, palha ou macramê para pendurar os vasos.
Além disso, também é válido apostar em um mix de folhagens com várias espécies de plantas.
Para isso, vá além do minimalismo e invista em uma combinação de plantas de diversos formatos, tamanhos, cores e texturas para criar uma estética vibrante e cheia de vida.
Enfim, plantlover, curtiu saber um pouco mais sobre a tendência Urban Jungle? Conte para nós nos comentários e continue de olho no Blog da Sapucaia. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço!