Plantinhas para o inverno: descubra o que cultivar nas estações mais frias do ano

Plantinhas para o inverno: descubra o que cultivar nas estações mais frias do ano

De fato, a grande extensão territorial faz com que cada região do Brasil seja afetada por diferentes variações climáticas ao longo do ano. Durante o outono e o inverno, por exemplo, a tendência é que o aumento da quantidade de chuvas e a redução da luminosidade impactem no crescimento de algumas plantas.
Em contrapartida, existem espécies que se adequam perfeitamente ao clima mais úmido e temperaturas baixas.
Por isso, para deixar você, plantlover, informado sobre o que cultivar durante as temporadas que estão por vir, nós, da Equipe do Blog da Sapucaia Paisagismo, preparamos uma seleção especial de plantinhas para o inverno, siga com a gente e descubra o que cultivar nas estações mais frias do ano.

Frutíferas de caroço

Embora muitas pessoas acreditem que a melhor época para iniciar o cultivo de árvores frutíferas é no verão, a verdade é que a estação mais adequada depende da espécie a ser cultivada e, principalmente, das condições climáticas e de solo na região de plantio.
Por exemplo, frutas de caroço, como ameixa, maçã e pêssego são boas opções para serem cultivadas no inverno, especialmente entre os meses de julho e agosto. Afinal, nesse período, as espécies não sofrem com o excesso de calor, prejudicial para o seu crescimento.
Entretanto, essa informação vale, sobretudo, para os estados da região Sudeste, que são caracterizados por temperaturas mais frias, mas, na maioria das vezes, não apresenta longas geadas – fator que compromete o desenvolvimento de algumas frutíferas.
Além disso, existem algumas árvores frutíferas mais rústicas e, consequentemente, mais fáceis de serem cultivadas, como é o caso da manga, banana, abacate e, até mesmo, da goiaba. Essas espécies, além de apresentarem frutos deliciosos, também demandam menos cuidados em relação se comparadas às frutíferas de caroço.

Plantinhas para o inverno

Frutíferas nativas do Brasil

Sobretudo, o ingá e o cacau são árvores frutíferas nativas que suportam bem as temperaturas mais baixas.
Além disso, espécies como goiaba, pitanga e jabuticaba são populares por se desenvolverem bem em qualquer região do Brasil, mas precisam de cuidados especiais como podas anuais.
Caso deseje plantar qualquer verdinha citada acima, é importante abriga-la em um local de alta luminosidade.

Hortaliças

Principalmente nas regiões sul e sudeste, algumas hortaliças são excelentes opções para levar mais sabor ao seu outono como a couve-flor, alface, almeirão, repolho e couve. Isso porque, esses vegetais se desenvolvem de maneira mais intensa quando são cultivados em temperaturas mais frias.

Plantinhas para o inverno

Flores

Por fim, se você deseja adicionar mais cor, vida e perfume ao seu ambiente, saiba que existem algumas flores ideais para o outono-inverno.
Durante o outono, as espécies mais indicadas para o plantio são, beijinho, calêndula, margarida e cravina.
Já para o inverno, verdinhas como capuchinha, dália, gérbera, amor-perfeito ou gerânio são boas apostas, já que, geralmente, se adequam facilmente às temperaturas mais baixas.
Além disso, se você deseja ter um jardim florido durante o ano inteiro, invista em begônias, lavandas e roseiras, que podem ser plantadas em qualquer período ou região.

Enfim, plantlover, gostou de descobrir o que cultivar nas estações mais frias do ano? Conte para nós nos comentários e continue de olho no Blog da Sapucaia Paisagismo. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!

Você também pode gostar

Abrir chat
Está com dúvidas?
Olá, podemos te ajudar?