Sem dúvidas, essa plantinha aromática, cheia de propriedades medicinais, é uma ótima escolha para quem deseja iniciar uma pequena horta em casa e contar com temperos deliciosos para adicionar um sabor extra aos mais variados pratos.
Ademais, o tomilho age como um expectorante, auxilia em tratamentos gripais, bronquites, tosses e sinusites.
Geralmente, essa plantinha é pequena, não ultrapassa os 20 centímetros de altura e fica ainda mais linda nos dias de verão, quando suas folhas pequeninas brotam, acompanhadas por flores rosas ou púrpuras.
Siga com a gente e saiba tudo sobre o Tomilho no Guia das Plantas do Blog da Sapucaia Paisagismo!
Características gerais
Pertencente à família Lamiaceae, o Tomilho é um gênero de plantas perenes herbáceas, composto por aproximadamente 350 espécies. Além disso, tem flores pequenas, malvas-brancas, com forte fragrância.
Como cultivar
De fato, o tomilho é considerado uma erva rústica, por isso, não requer muitos cuidados. Contudo, deve ser plantado em solo arenoso e bem drenado, preferencialmente, em regiões que recebam, pelo menos, quatro horas de luz solar diariamente.
Ademais, o seu plantio, pode ser realizado a partir de sementes. Para isso, basta plantá-las em uma sementeira e transplantá-las para o local definitivo assim que atingirem 10 cm de altura.
Além disso, para realizar o cultivo em canteiros, é necessário abrir berços de 30 cm de largura e 35 cm de profundidade, acomodar a muda e completar com a terra.
Entretanto, para o plantio em vasos, basta escolher um recipiente de, no mínimo 15 cm de profundidade e preencher com terra.
Como cuidar
Embora seja uma planta fácil de ser cuidada, o tomilho também requer alguns cuidados.
Antes de mais nada, é preciso lembrar de deixar a sua plantinha sempre em contato com o sol. Ademais, por ser bastante resistente à seca, não precisa de muita água – o que é ótimo para quem não tem muito tempo para dedicar às plantinhas.
Em relação à poda, ela não deve ser frequente e, para realizá-la, basta retirar as folhas secas. A poda completa deve ser realizada apenas uma vez ao ano, isso é o suficiente para manter a sua plantinha em um bom estado.
Curiosidades – #VocêSabia?
Antigamente no Egito, era usado no embalsamento das múmias;
Os gregos se perfumavam com essa planta;
Na idade média, uma santa chamada Hildegarda recomendava o tomilho para o tratamento de piolhos, paralisia e até mesmo a lepra;
O arbusto do tomilho pode ajudar a manter longe pragas como a borboleta-da-couve.