Sobretudo, é necessário esclarecer que os nomes populares “Menta” e “Hortelã” correspondem às espécies que pertencem ao mesmo gênero de plantas, chamado Mentha.
Além disso, estima-se que existam mais de 30 espécies naturais deste grupo, além de outras tantas criadas pelos seres humanos. No Brasil, é mais comum chamar de Hortelã os pezinhos de Mentha Piperita e de Menta os de Mentha Spicata.
Enfim, quer saber mais sobre a Menta?
Então confira o especial Guia das Plantas do Blog da Sapucaia Paisagismo:
Características Gerais
Além de muito aromática e com sabor delicioso, a menta também está relacionada à purificação, ao amor e à saúde.
A plantinha herbácea está presente em nosso cotidiano desde muito tempo atrás. Uma das principais vantagens de seu cultivo é a ação medicinal da menta, que age como antisséptico natural, expectorante, aromatizante ou digestivo.
Como cultivar
Antes de mais nada, para iniciar o plantio de forma saudável, é preciso reservar um cantinho com muita luz para a menta.
Caso opte por plantar na terra, o período ideal é durante os meses do outono e da primavera, quando os raios solares estão mais suaves. Por ser uma plantinha muito expansiva, é adequado cultivá-la longe dos caminhos da horta.
Em contrapartida, se for realizar o plantio em vasos, é importante destacar que isso pode limitar o seu crescimento.
Em todo caso, a menta é muito versátil e pode ser plantada em balcões, varanda, ou, até mesmo, dentro de casa, para perfumar o ambiente com seu aroma suave e agradável.
Como cuidar
Por fim, para deixar a sua plantinha sempre saudável, é preciso regá-la frequentemente. Afinal, a menta precisa é uma grande apreciadora de terra úmida.
Além disso, é preciso destacar que a menta cresce muito rápido, por isso, não é necessário podar frequentemente. Aproveite seu grande desenvolvimento para colher algumas folhinhas e utilizar na cozinha em sucos, temperos e sobremesas.