A versátil babosa, também conhecida como Aloe Vera, é uma plantinha medicinal muito utilizada em tratamentos estéticos, principalmente, àqueles relacionados aos cabelos ou à pele. Além de rica em minerais e água, a babosa auxilia na produção de colágeno e, por isso é uma ótima alternativa para melhorar o aspecto dos fios e torná-los mais fortes.
Saiba mais sobre a Babosa no Guia das Plantas do Blog da Sapucaia Paisagismo
Características gerais
Indiscutivelmente popular, a babosa conta com mais de 300 espécies, sendo a Aloe Vera a mais comum. De origem africana, a planta pertence à família das Liliáceas e é bastante parecida com o cacto.
Além disso, apresenta folhas triangulares, grossas, suculentas, com espinhos em formato de serrilha. Suas flores variam entre tons intensos de vermelho, laranja ou amarelo e reúnem-se em cachos.
Como cultivar
De fato, a babosa é uma plantinha muito útil e extremamente simples em relação ao cultivo e à manutenção. É possível plantá-la, por exemplo em canteiros ou, até mesmo, em uma hortinha orgânica.
Para isso, é necessário separar um vaso grande, com, pelo menos 20 cm de diâmetro e furos no fundo.
Caso queira, você também pode plantar a babosa em grupos, desde que respeite o espaçamento de 1m x 1m.
Para colocar a mão na massa (ou na terra) coloque no fundo no vaso terra adubada, esterco ou homus de minhoca e areia. Depois, faça um buraco e transfira a muda da babosa para o recipiente. Em seguida, regue a sua mais nova amiga e coloque-a em um local com sombra.
Como cuidar
Embora seja uma plantinha muito simples de ser mantida e ideal para quem não tem muito tempo para dedicar à jardinagem, algumas dicas simples são essenciais para garantir à sua amiga uma vida longa e saudável. Confira a seguir:
A frequência ideal para regar a sua babosa é uma vez na semana. Contudo, é necessário observar o solo antes de colocar a água para verificar se ela realmente está seca. Isso porque, essa espécie não é muito fã de umidade e, inclusive, pode sofrer com o apodrecimento das folhas caso seja regada em excesso.
Deixe sua plantinha sempre exposta ao sol e a luz. Portanto, escolha um local iluminado, onde ela possa receber, pelo menos, oito horas de luz solar diretas.
Por fim, é preciso destacar que as folhas da babosa são um grande indicativo da saúde dela, Por isso, elas devem estar sempre verdinhas, carnudas e rentes. Caso perceba que as folhas estão enroladas, amareladas ou perdendo o brilho, reveja os seus cuidados.
#VocêSabia? Curiosidades sobre a Babosa
De acordo com alguns historiadores, a babosa era o grande segredo de beleza utilizado por Cleópatra, no antigo Egito.
Há cerca de 6 mil anos, os egípcios chamavam a Babosa de “planta da imortalidade”.
A babosa é uma espécie de suculenta.