Sobretudo, no mundo das plantas, as avencas são parentes das samambaias. Geralmente, essas delicadas plantinhas que chegam a até 40 cm de altura são muito utilizadas nas decorações de interiores. Suas pequenas folhas de formato irregular atraem vários plantlovers que desejam agregar mais vivacidade aos locais como casas, apartamentos, lojas ou escritórios.
Além de ser considerada uma plantinha ornamental, a avenca também apresenta propriedades medicinais e pode ser consumida em chás.
Enfim, quer saber mais sobre essa poderosa verdinha? Então, siga com a gente e saiba tudo sobre a Avenca no Guia das Plantas do Blog da Sapucaia Paisagismo.
Características Gerais
Extremamente delicadas, as avencas são plantinhas herbáceas e ornamentais. Suas folhas, grandes e divididas em folíolos são conhecidas como frondes.
Geralmente, são cultivadas em vasos e decoram os mais diversos ambientes internos com as suas folhagens exuberantes.
Muito delicadas, as avencas precisam de umidade, meia sombra, solo bem drenado e não suportam as baixas temperaturas.
Como cultivar
De fato, é possível obter uma mudinha de avenca por esporos ou divisão de touceiras.
Se optar pelos esporos, será necessário raspá-los, com muito cuidado. Assim, os pontinhos pretos irão cair sobre uma superfície e, logo após, será preciso misturá-los a um substrato em uma sementeira. Ao finalizar o processo, cubra a sementeira com plástico e aguarde germinar.
Entretanto, também é possível optar por fazer mudas a partir das touceiras. Para isso, basta separar as touceiras (com muito cuidado para não comprometer as raízes) e então, realizar o plantio.
Independentemente do método utilizado, é preciso levar em conta que a Avanca é muito sensível às mudanças de lugar. Por isso, plante a sua verdinha diretamente no local definitivo.
Como cuidar
Por fim, para manter a sua plantinha sempre bela e saudável, deixe ela longe dos ventos fortes e das baixas temperaturas. Além disso, preste muita atenção na luminosidade que a sua avenca está recebendo. Essa plantinha precisa de luz solar indireta. Não se esqueça de adubação semestral e da poda de limpeza, para retirar os galhos secos ou mortos.