Cróton, Folha-imperial, Louro-variegado

Categoria: Nenhuma Informação Relevante

Cróton Petra

Nomes Populares: Cróton, Folha-imperial, Louro-variegado

Nome Científico: Codiaeum variegatum

Origem: Ásia

Porte (m): Médio

Coloração da Folhagem: Vermelhas, amarelas, roxas ou cor de rosa

Coloração da Flor: Brancas e amarelas

Sem dúvidas, se o Cróton pudesse ser definido em uma só palavra, ela seria: versatilidade! Afinal, essa plantinha, com folhagem maravilhosa, vai bem no sol, dentro de casa e é uma ótima aliada na transformação de jardins e ambientes internos. Além disso, tem vários tamanhos e padronagens.
Siga com a gente e saiba tudo sobre o Cróton, no Guia das Plantas do Blog da Sapucaia Paisagismo.

Características Gerais

Sobretudo, o Cróton é uma plantinha tropical, arbustiva e de folhagem exuberante. Embora seja asiática, não dá para negar o quanto ela se adaptou bem ao clima brasileiro.
Por conta da sua resistência e colorido único, a plantinha é excelente para adicionar um toque de cor aos mais variados ambientes. Além disso, suas folhas apresentam tonalidades diferentes de acordo com o seu crescimento. E como se não bastasse tanta beleza, o Cróton ainda dá flores no inverno. Ou seja, é o companheiro perfeito para quem deseja sair da monotonia e transformar o dia a dia com a energia das cores.

Como cultivar

Antes de mais nada, para cultivar o cróton é importante saber que essa plantinha é originária de locais mais quentes, com ar mais úmido. Entretanto, dentro do Brasil, ela se adapta muito bem em quase todas as regiões, exceto aquelas com invernos muito rigorosos. Portanto, caso faça bastante frio na sua cidade, o recomendado é cultivar a plantinha em vasos para poder mantê-la protegida durante as estações mais frias.
Embora seja uma planta que aprecie solos com pH mais ácido, o Cróton é muito simples de ser cultivada e não tem muitas restrições.
Para iniciar o plantio, primeiramente, faça uma mistura de composto orgânico e adubo granulado NPK 10-10-10, cerca de 100 gramas por muda, seja em canteiro ou vaso.
Logo depois, faça um buraco maior que o torrão e descompacte o fundo e as paredes para simplificar o crescimento das raízes. Após esse processo, coloque parte da mistura no fundo e acomode o torrão para que ele preencha as laterais. Por fim, coloque por cima a terra que foi retirada e, caso haja necessidade, utilize um tutor para manter a mudinha ereta. Ah, e não se esqueça de regar a sua mudinha!

Como cuidar

Primeiramente, para que o seu Cróton se desenvolva com beleza e muita saúde, é preciso garantir a ele um cantinho ao sol. Caso queria cultivar a sua plantinha dentro de casa, é importante limpar as suas folhas regularmente, para que elas não acumulem poeira.
Em relação às regas, o ideal é manter o solo úmido, mas nunca encharcado. Por isso, molhe com pequenas quantidades de água e mantenha uma boa frequência.
Importante: O Cróton é uma plantinha com altos níveis de toxidade. Por isso, se você é sensível e facilmente contrai infecções na pele, procure manuseá-lo com luvas nas mãos.

mais detalhes

Época de Floração Inverno

Luminosidade: Meia sombra, sol pleno

Região Recomendada: Equatorial, Subtropical, Tropical

Época de Poda: Não se aplica

Tipo de Poda: De manutenção

Necessidade Hídrica: Média

Replantio: por sementes ou estacas

Pragas: cochonilhas

Época de Colheita: Não se aplica